Com a evolução do mundo digital tornou-se fundamental a presença de sua marca e produto marcarem presença nas Redes Sociais conheça neste artigo a forma mais eficiente de se relacionar neste meio de comunicação.
Algumas estatísticas:
- Pesquisas afirmam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo utilizam redes sociais e o brasileiro é um dos que mais acessam.
- O desejo de dar opiniões sobre produtos e serviços é citado por 68% dos usuários de redes sociais. Essa pesquisa foi realizada este ano pela Nielsen, provedora global de informações e insights sobre
- Os principais benefícios das redes sociais indicados pelas empresas são: divulgar a marca (77,4%), engajar a audiência (63,2%), aumentar tráfego no blog/site (50,3%), ampliar as vendas e o número de clientes (48,5%).
Um bom início para os empreendedores e gestores que querem utilizar melhor as redes sociais, saber como posicionar a sua empresa é entender seus 3 principais propósitos de anunciar nesse veículo, e o objetivo deste artigo é trazer para vocês esse esclarecimento, veja abaixo:
1. As Redes Sociais funcionam como um termômetro, já que a maneira como o público reagir a suas publicações te darão um norte de como eles enxergam a sua marca. De forma totalmente espontânea e sem qualquer estímulo direcionado lhe darão opiniões valiosas sobre o que pensam dos seus produtos, serviços e principalmente a melhor e pior forma de utilização dos mesmos.
2. As Redes Sociais atuam como um SAC 24 horas, por meio das delas sua empresa poderá acessar antes de qualquer outro meio informações e situações emergenciais que o ajudarão a melhorar o funcionamento, logística, qualidade e até mesmo o atendimento. Esteja pronto quando menos esperar as questões surgem seja porque um funcionário no ponto de venda não tratou bem algum cliente, uma a mercadoria anunciada que estava em falta, qualquer deslize será replicado para um número grande de clientes e clientes potenciais.
Essa possibilidade fez muitos executivos enxergarem as Redes Sociais como uma ferramenta estratégica. No entanto é preciso saber transformar as críticas em pontos positivos e melhorias para a sua empresa, mostrando para o seu cliente a gratidão pelas informações, recompensando-o de alguma forma. Deixar o seu cliente satisfeito é 50% de chance de que se torne um cliente fiel e defensor de sua marca.
3. O mundo digital inova a todo instante, e é importante que sua empresa saiba como seguir as tendências. Construa uma boa reputação para sua marca, pense que sua comunicação nas redes sociais precisa atender aos objetivos da empresa, defina claramente como quer posicionar-se perante o cliente defina como quer que ele o veja, caso contrário o investimento não fará sentido.
Algumas formas de fazer publicidade nas Redes Sociais:
- A mais comum é a compra de mídia diretamente, onde a empresa coloca um botão, um banner, um link ou tweet patrocinado. Vantagens: O valor do investimento é você quem defini pode ser qualquer quantia que caiba no tamanho do seu bolso; é possível medir e saber se está tendo ou não retorno e o mais importante se perceber que se fazer alguma mudança pode melhorar o alcance, pode para a publicação e ajustar a sua estratégia a qualquer momento.
- Uma outra opção é o Inbound Marketing, trata-se da chegar ao cliente potencial disponibilizando conteúdos dos quais ele se interesse. Exemplo: Uma empresa de alimentos, em vez de publicar assuntos claramente publicitários como “compre nosso produto X”, pode criar conteúdos informativos e dar dicas do que fazer com ele, o quanto ele faz bem, e indicar onde comprá-lo, criando uma proximidade com o cliente sem ser invasivo.
Esse conteúdo pode ser disponibilizado de diversas formas: Blogs, vídeos, guias, ebooks, e-mail marketing, pop up, infográficos, pod cast, entre outros.
Quer implementar e otimizar a utilização das redes sociais como canal direto de comunicação com seu público?
Pode contar com a GFP, estamos a sua disposição.