Fale conosco via WhatsApp

Blog

A Importância do Planejamento Estratégico de Marketing?

A Importância do Planejamento Estratégico de Marketing?
 “O futuro de qualquer negócio/empresa depende de um bom planejamento estratégico de marketing.”
 
Planejar é tomar decisões com antecedência sobre ações que serão realizadas a curto, médio e longo prazo.
Para alcançar os objetivos em sua empresa como diminuir os custos, aumentar as vendas, atender as necessidades do público alvo de forma eficaz, aumentar a representatividade de sua empresa no segmento que estiver inserido, são alguns exemplos de resultados que podem ser alcançados com um bom Planejamento Estratégico de Marketing.
Em seu planejamento serão determinadas as metas, passos e recursos necessários para definir como e por quem serão implementados.
A execução de um planejamento é composta por várias etapas e se inicia com o diagnóstico do negócio e em seu ambiente, definindo com clareza seus objetivos, no entanto deve ser flexível para se adaptar a novas realidades, com base em possíveis mudanças que ocorram no mercado.
Alguns passos do Planejamento Estratégico de Marketing:
O planejamento inclui a análises de mercado e a planificação de marketing, e identifica ameaças e oportunidades que vão nortear toda a planificação.
É uma etapa que deve ser bem trabalhada, e com certeza requer alguma inteligência e visão.
O primeiro passo é saber onde o seu negócio está para definir aonde quer chegar, aqui é necessário realizar uma análise do mercado de atuação e o público-alvo.
A análise do ambiente, que é o próximo passo, deve se considerar os fatores externos de influência: Comportamento de clientes, fatores políticos, concorrentes, econômicos, sociais, legais, tecnológicos e culturais, ou seja, as ameaças e oportunidades do negócio.  Também deve se considerar os fatores internos de influência: recursos financeiros e humanos, infraestrutura, equipamentos, etc.
A análise de todos os fatores externos e internos do ambiente aponta para as forças e fraquezas. Além dos fatores que afetam de forma positiva ou negativa o desempenho do seu negócio.
Depois de definir o mercado consumidor esse é o momento de se identificar o segmento-alvo que a empresa deseja acertar.
Estes consumidores podem ser classificados por fatores demográficos, geográficos, faixa etária, comportamentais, entre outros.
Feito tudo, é preciso definir o posicionamento de mercado que o seu negócio quer ocupar. Indicando de forma bem clara qual a imagem que você deseja transmitir para o mercado.
Depois, é necessário reposicionar visualmente a sua marca, de forma que ela comunique o posicionamento escolhido.
Benefícios do Planejamento Estratégico de Marketing.
Muitos são os benefícios e a maioria deles está conectado ao crescimento de seu negócio/empresa.
Através do planejamento estratégico de marketing você consegue identificar o caminho que seu empreendimento deve percorrer para atingir os objetivos estabelecidos que obviamente devem ser sólidos e tangíveis: períodos, lucros, custos, produtos e metas relacionadas ao seu cliente.
O planejamento estratégico de marketing melhora o foco em fatores de suma importância uma delas é a remoção de ações improdutivas.
Um plano estratégico de marketing oferece a você informações que atuam como base para a tomada de decisões a longo prazo, com ele você adquire uma compreensão profunda do mercado e clientes específicos.
  1. Auxilia na compreensão das necessidades dos clientes
Cada público possui necessidades específicas, e o planejamento de marketing possibilita definir quais são essas necessidades e como supri-las, é possível, ainda, conhecer os hábitos de consumo de cada grupo de clientes e assim ofertar soluções adequadas para cada um deles.
  1. Permite estabelecer objetivos e metas claros
Traçar os objetivos e metas do marketing é mais do que fazer uma lista de ações isoladas. É criar uma reação em cadeia no cliente, que o leve a se relacionar com a marca e se tornar um cliente fiel, fica mais fácil estabelecer essas metas e objetivos e persegui-los incessantemente.
  1. Cria caminhos seguros para o sucesso
É importante alinhar o planejamento de marketing ao planejamento estratégico da empresa, perseguindo sempre os objetivos macro da organização. E através do planejamento de marketing transformar o macro em objetivos menores, e trabalha-los da forma correta gerando resultados positivos para a empresa.
  1. Permite avaliar o seu próprio desempenho
Através de indicadores de performance, a empresa pode acompanhar a evolução das estratégias de marketing e, desta forma, atuar de maneira mais eficaz na condução das ações para que estas sejam melhor aproveitadas.
  1. Gera satisfação
Ações desordenadas podem contribuir minimamente para os resultados organizacionais, contudo, impactam diretamente na confiabilidade do marketing dentro da empresa. Neste sentido, quando bem elaborado, o planejamento de marketing garante não só a satisfação dos clientes e consumidores como também de outros públicos da empresa, como acionistas, diretores, fornecedores, governo e sociedade.
“A diferença entre um negócio de sucesso e outro de fracasso quase sempre está no tempo e esforço empenhado em um planejamento estratégico de Marketing focado em resultados.”
 
A GFP Publicidade conta com profissionais experts em planejamento, que não pouparão esforços para desenhar uma estratégia condizente com o que a sua empresa espera. Não faça marketing sem estratégia, planeje com cuidado e aumente as suas chances de sucesso!
Esta publicação não possui nenhum comentário ainda. Seja o primeiro, preencha os campos abaixo!
informe seu nome
informe um e-mail válido
informe seu comentário
O que você precisa?
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Em parceria com GFP Publicidade Sitevip Internet
65 3364 5805
65 99262 2773

contato@gfppublicidade.com.br

Rua Doze - Quadra 03 - Casa 52
Bairro Jardim Petrópolis
Cuiabá/MT - 78070-070