O mundo corporativo vive em constante mudança. É preciso adequar-se as necessidades do seu público, acompanhar as variações do comportamento de consumo, a evolução da tecnologia inserida no cotidiano das pessoas.
Uma das soluções utilizadas é o redesing de sua marca ou aplicação dela em sua comunicação. E nesse cenário importante surgem questionamentos por parte dos empresários e gestores: mudar ou atualizar a sua imagem?
A relação criada entre o consumidor e sua marca é muito importante, desta forma qualquer movimento precisa ser analisado com cuidado, afinal existem riscos a ser considerados como a possibilidade de confundir e quebrar a conexão existente. É muito importante avaliar como as pessoas irão perceber esta mudança.
Abaixo seguem alguns exemplos de marcas conhecidas que mudaram ou atualizaram suas marcas ao longo dos anos.
Atualização
Na atualização temos uma releitura da marca atual, mantendo-se sua essência, ingrediente de sucesso da marca, o seu “DNA”. São mantidos os tons de cores e a base dos elementos gráficos. O trabalho deve continuar a transmitir os mesmos valores que a marca anterior oferecia, porém com um toque de modernidade, mostrando que a empresa está conectada aos seus valores e comprometida com as novas necessidades de cada cliente.
Mudança
A mudança total de uma marca, é por vezes, um processo ainda mais complexo do que a concepção de um novo produto em si. Um profundo estudo baseado em pesquisa deve ser levado em consideração, já que o histórico de vendas, curva de satisfação dos clientes e mudanças societárias devem ser observados. Além disso deve-se mensurar quais os objetivos da empresa daqui para frente (reposicionamento da marca, redefinição de público, novo segmento, etc.), geralmente indica uma mudança de atitude da marca.
Um dos casos de redesign de maior importância nos últimos anos foi, sem sombra de dúvidas, o da Starbucks, que resolveu suprimir o logotipo da sua marca, ficando apenas com o símbolo da sereia. Foi uma mudança radical, mas muito bem planejada e executada, colocando a Starbucks ao lado de marcas emblemáticas como Shell, Nike e Apple. Em branding, podemos afirmar que esse tipo de mudança só é possível para marcas com alto grau de pregnância, reconhecimento e anos de estrada.
Chegou a hora de mudar ou atualizar a sua marca?
Contrate a consultoria da GFP Publicidade e tenha certeza de fazer a coisa certa.