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O que é o Marketing Regional e suas vantagens.

O que é o Marketing Regional e suas vantagens.
Especialmente neste momento, nós gostaríamos de discorrer sobre uma vertente do marketing que existe há alguns anos, e que tem ganhado cada vez mais força. Apesar de não ter um nome que o caracterize, é tratado como Marketing Regional.
No entanto antes de iniciar acho importante falar sobre o Marketing de gestão de valores onde as empresas olham para os seus consumidores como seres humanos plenos com coração, mente e espírito. E deixam de olhá-los como meros compradores de necessidades que os seus produtos e serviços podem satisfazer.
Além disso, a empresa deve ir além do tradicional, mais do que ofertar um produto ou serviço, é preciso conquistar o consumidor, as comunidades entender como pensam, o que consideram importante e relevante, para assim satisfazer suas necessidades. 
Você deve estar se perguntando agora qual a relação conceitual entre essas duas vertentes? Bem vamos lá! 
O Marketing Regional pode ser considerado a estratégia de comunicação que a empresa utiliza para ganhar, potencializar, ou simplesmente não perder, mercado consumidor em uma determinada região onde uma carga cultural muito forte pode diminuir consideravelmente, ou acabar, com o consumo de determinado produto ou serviço devido às suas características. 
Então podemos concluir que o Marketing que gera valores reforça o Marketing Regional, pois a intenção é a conquista das comunidades. Ficou Claro? Segue abaixo um exemplo muito interessante. 
Festival de Parintins
Um dos grandes exemplos dessa regionalização do marketing é a cidade de Parintins, município a 369km da capital do Amazonas, Manaus. Nesta cidade acontece o Festival Folclórico de Parintins, que representa a rivalidade entre dois grupos que encenavam o folclore do boi-bumbá. Os bois encenam a lenda de Catirina, uma roceira que teve o desejo de comer língua de boi durante a gravidez. Os dois grupos que se apresentam são o Garantido e o Caprichoso, onde o primeiro é representado pela cor vermelha, representando o lado popular do estado, e o segundo é representado pela cor azul e representa a elite amazonense.
E devido à existência desta rivalidade, as cores azul e vermelha tomam conta da cidade, mas não se misturam. Quem é do Boi Garantido não usa e não compra nada azul. Quem é do Boi Caprichoso não usa e não compra nada vermelho. 
E aqui entra o tal do Marketing Regional. Como? Obviamente teríamos que nos adequar à cor dos bois. 
Você imagina isso para uma marca como a Coca? E sim Parintins é o único local no Brasil onde isto acontece e para isso foi solicitado uma autorização especial da rede internacional. 
Outras grandes marcas se adequaram para não perder o mercado consumidor como: Bradesco, Kaiser, Nestlé, skol, ou seja, investem no “Marketing Regional” para atender e conquistar as comunidades. 



Matogrosso conta com muitas empresas regionais e nacionais que regionalizam sua comunicação com intuito de criar uma proximidade com o público consumidor. Um exemplo bastante conhecido é o Guaraná Cuiabá um produto da Marajá   uma Indústria regional pioneira na fabricação e distribuição de refrigerantes, sucos, energéticos, água mineral, água de coco e bebidas de frutas, atuando nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Amazonas e exportando para Bolívia. E não poderia deixar de citar o 03 Américas um dos primeiros Shoppings de nossa região que trás em sua arquitetura interna elementos que compões nossa história.



A força das culturas locais tem feito com que o marketing das grandes empresas pensem em soluções para conquistar novas comunidades, e isso é bastante evidente. 
Acho importante enfatizar o Marketing Regional para negócios locais, afinal o atual cenário econômico contribuiu muito para um número crescente de empreendedores e estes certamente almejam a mesma visibilidade das grandes empresas, porém não contam com a mesma verba de investimento. É importante lembrar que podemos contar com a ajuda do marketing regional para nivelar esse terreno.
Com a evolução da tecnologia nos últimos anos, é possível criar campanhas de marketing focadas em locais altamente específicos. 
Que tal exibir um anúncio no Facebook que só aparece para quem mora na região de sua loja? Ou, até mesmo, para quem não vive lá, mas está passando pelo local? Essas são algumas das possibilidades de entrada da comunicação regional.
Ter um mercado reduzido não é um problema quando sua publicidade é altamente direcionada. Isso significa que você consegue impactar somente quem tem perfil para ser seu cliente, sem desperdiçar dinheiro e esforços. 

Confira algumas vantagens quando utilizamos o meio digital para fortalecer o marketing regional:

1. Aumento nas vendas - Em qualquer segmento, é muito mais vantajoso impactar as pessoas certas, que terão mais chances de se tornarem clientes e comprarem seus produtos.

2. Economia de recursos - Quando investimos no público certo, temos a garantia de que todos os seus recursos estão sendo bem utilizados, gerando uma economia preciosa para seu negócio.

3. Alta mensurabilidade - O marketing digital é um grande aliado do marketing regional, uma das principais vantagens é selecionar o público, a região e poder acompanhar seus indicadores de sucesso em tempo real. Desta forma você poderá ver quem está sendo impactado pelos anúncios e se realmente são pessoas que estão próximas ao seu negócio. Caso detecte algum problema, é possível fazer as correções adequadas.

4. Acesso a dados estratégicos - Os números de suas campanhas de marketing regional não servirão apenas para o desenvolvimento delas próprias. Eles são tão valiosos que podem ajudar a conduzir os rumos do seu negócio como um todo. Você pode, por exemplo, perceber a preferência de pessoas de determinada região por certo produto e intensificar as vendas dele.

Se você gostou da matéria e quer implantar o Marketing Regional em sua empresa, conte com a GFP Publicidade®, nossos profissionais vão mostrar estatisticamente que não é necessário atuar no mesmo terreno de grandes empresas quando você tem chances de sucesso ao impactar somente aquelas pessoas mais próximas a você. 

"O marketing regional tem potencial para revolucionar a forma como o seu negócio atrai os clientes."
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