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9 Estratégias de marketing para sua clínica médica Atraia mais pacientes, respeitando as limitações legais

9 Estratégias de marketing para sua clínica médica Atraia mais pacientes, respeitando as limitações legais
  Marketing ou propaganda para clínicas médicas são temas complexos, pois, existem limitações legais. No entanto é possível utilizar-se de marketing e propaganda para atrais e fidelizar mais pacientes, proporcionando o crescimento de sua empresa e o mais importante tudo dentro da lei.
 
  Médicos podem fazer propaganda, mas precisam seguir os critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina, referente às informações dadas ao público.
 
Quer conhecer algumas dessas estratégias?
 
1. Mantenha-se adequado às regras de publicidade lendo o manual de publicidade médica atual.
 
  Esses critérios regulam quais informações os médicos podem, ou não, publicar.
 
Se tiver qualquer dúvida sobre as dicas e estratégias apresentadas neste artigo confira as resoluções CFM nº 1.974/2011 e CFM nº 2.126/2015.
 
2. Crie bons relacionamentos com consultórios
  Quando um médico precisa de exames para realizar o diagnóstico de um paciente, costuma indicar uma clínica para a realização dos procedimentos. Boas conexões são muito importantes no mundo dos negócios, quanto maior for a sua rede de relacionamentos profissionais, mais clientes virão por indicação.
 
3. Use as redes sociais
  O CFM permite o uso de redes sociais para disseminar conteúdos científicos (comprovados) sobre medicina, mas não permite que você garanta os resultados dos procedimentos ou use fotos de pessoas famosas e pacientes, além disso, é proibido usar termos como “melhor”, “garantido”, “funciona sempre” ou outros que passem a sensação de garantia.
  Muitos profissionais da saúde, nas mais diversas áreas, já usam redes sociais como YouTube, Instagram e Facebook para dar dicas de saúde, essas dicas normalmente são compartilhadas aumentando o alcance da sua marca. A tendência é que no futuro, quando elas precisarem de serviços relacionados à sua especialidade, há grandes chances de que lembrem de você.
 
4. Use WhatsApp e Facebook Messenger
  Usar aplicativos de mensagens instantâneas para manter contato com o paciente pode agilizar muitos processos que antes eram feitos por ligações ou e-mails. Mas é preciso ter cautela na hora de conversar por esses meios.
 
O que é permitido:
- Dar dicas de saúde (caráter informativo);
- Sanar dúvidas sobre tratamentos dos pacientes que já tenham se consultado presencialmente;
- Divulgar procedimentos sem garantia de resultados;
 
O que não é permitido:
- Realizar consultas e diagnósticos;
- Expor fotos de outros pacientes, mesmo que com a autorização dos mesmos;
- Prescrever medicamentos;
- Publicar imagens do “antes e depois” de procedimentos;
- Cobrar por atendimentos via APP.
 
 “Os pacientes sempre devem ser incentivados a procurar assistência médica presencial em caso de situações de emergência.”
 
5. Invista em marketing psicológico
  Crie associações positivas nos pacientes através de experiências sensoriais.
 
- A fachada precisa de uma identidade visual aconchegante e acolhedora, os pacientes têm que sentir que irão entrar em um local confiável e profissional.
 
- Ninguém gosta de esperar quanto mais agradáveis forem os momentos pré-consulta, mais satisfeitos os pacientes vão se sentir, para isso ofereça distrações: TV’s, revistas ou internet, Wi-Fi, Café, água ou bolachas, mantenha o ambiente limpo e organizado, decore o ambiente com algumas plantas e quadros, fuja das pinturas tradicionais, use cores em tons claros, que tragam sensações de relaxamento e tranquilidade, como verde ou azul, ou cores que remetem à especialidade da clínica;
 
- O atendimento é o ponto primordial, treine e cobre sua equipe para tornar essa experiência agradável, trate os pacientes como eles merecem “muito bem”.
 
- Todos devem ser carismáticos independente da função.
 
 6. Construa um site bonito e funcional
  O site em grande parte é o primeiro ponto de contato entre uma clínica e um possível cliente ou outros consultórios e clínicas. Por este motivo, um site funcional e apresentável é fundamental para gerar credibilidade. O site tem a função de informar e transmitir profissionalismo e confiança aos seus pacientes ou futuros parceiros.
 
Segundo o CFM o que pode constar no meu site?
 
- Contato, localização, equipamentos, exames e procedimentos;
 
- Dicas de saúde de caráter informativo;
 
- Corpo clínico e suas especialidades, restrito a duas especialidades por médico;
 
- Sistema de agendamentos online.
O que não pode:
- Quaisquer expressões sensacionalistas como “resultados garantidos”, “antes e depois”, “melhor”, “funciona de verdade” e etc;
 
- Fotos de pacientes ou membros que possam levar a identificação dos mesmos, como marcas ou tatuagens (mesmo que com autorização);
 
- Preços e/ou formas de pagamento de procedimentos, promoções ou sorteios.
 
7. Crie um blog
  Para o blog funcionar como marketing é preciso gerar conteúdos relevantes e materiais educativos de qualidade.  O trabalho conjunto entre sua equipe de médicos e agência de publicidade pode gerar resultados fantásticos. Seus médicos criam conteúdos relacionados às respectivas especialidades e sua agência ilustra de forma atrativa e utiliza-se de outros canais de comunicação para direcionar acessos ao blog e difundir e fortalecer ainda mais a sua marca para o público alvo.
 
IMPORTANTE:  os artigos publicados por médicos (ou que houve a participação na criação) devem conter: Nome do profissional; Especialidade e/ou área de atuação, quando registrada no Conselho Regional de Medicina; Número da inscrição no Conselho Regional de Medicina; Número de registro de qualificação de especialista (RQE), se o for.
 
Não deixe de consultar as limitações impostas pela CMF que são as mesmas para publicidade das redes sociais.
 
8. Faça uma conta no Google Meu Negócio
  Para isso você vai cadastrar os dados da sua clínica como serviços prestados, horários de funcionamento, canais de atendimento e outros detalhes importantes. Quando alguém próximo fizer uma pesquisa no Google, sua empresa vai estar lá.
 
Consulte sua agência existem alguns investimentos que deixam sua empresa melhor posicionada nas buscas.
 
9. Anuncie
  Até agora vimos estratégias de marketing para clínicas, mas para aumentar o marketing share é necessário ir além, é preciso fazer propaganda para atrair o cliente.
Existem diversas maneiras eficazes de alcançar o seu público-alvo, como anúncios online (google adwords, google ads, redes sociais, sites, etc.) e também off line (Outdoor, rádio, tv, material impresso, ações sampling, etc.) cada um com sua particularidade, mas para ter resultados os dois precisam estar conectados.
 
Se você ainda não tem uma agência parceira, entre em contato com a GFP Publicidade, nossa equipe de profissionais está pronta para atende-lo e orientá-lo em como investir em marketing e ter resultados reais.
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